8 de junho | Dia Mundial dos Oceanos

8 de junho | Dia Mundial dos Oceanos

Comemora-se hoje o Dia Mundial dos Oceanos. Este dia foi instituído no Rio de Janeiro, em 1992, durante a Cimeira da Terra, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da preservação dos oceanos.

Este ano o lema escolhido para assinalar este dia foi “Prevenir a poluição com plástico e encorajar soluções para um mar mais saudável”, com a Organização das Nações Unidas (ONU) a re-lembrarem que 80% da poluição dos oceanos é oriunda das pessoas que estão na terra.

Todos os anos, cerca de oito milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos, tendo consequências muito graves, como por exemplo a morte de um milhão de aves marinhas ou a morte de 100 mil mamíferos, em cada ano. Além disso, todos os anos, o plástico causa 6,8 mil milhões de euros de danos nos ecossistemas marinhos.

Para assinalar esta data, decorre hoje uma conferência em Peniche promovida pelo Instituto Politécnico de Leiria, Comissão Nacional da UNESCO, e Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental, com a presença, entre outros do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva; com o mote “Oceanos – Sensibilizar para agir, Proteger para valorizar”.

Se nada for feito, até 2025 serão acumuladas nos oceanos 250 milhões de toneladas de resíduos plásticos, segundo a ONU.

Artigos relacionados

Derrocada em Sintra faz um morto e um ferido

A derrocada de uma arriba na praia da Ursa, em Almoçageme, Sintra, fez um morto e um ferido grave, avança o Correio da Manhã.

YAMAHA EXPERIENCE Regressa!

Este evento, tal como no ano passado, tem como principal intuito convidar o público em geral a vir experimentar e conhecer melhor todos os produtos Yamaha.

Termina hoje a interdição à pesca de sardinha em três zonas do país

O período de interdição à pesca, manutenção a bordo, descarga ou venda da sardinha capturada entre os zero e os 20 metros de profundidade nas zonas da Torreira-Furadouro, sul da Figueira da Foz e Altar-Piedade, tal como noticiamos aqui, termina hoje.

0 Comentários

Ainda sem comentários!

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe um comentário