Cientistas recomendam suspensão da pesca da sardinha em 2019

Segundo um parecer do Conselho Internacional para a Exploração do Mar (CIEM), a pesca da sardinha deveria ser suspensa em 2019 na costa atlântica de Portugal e Espanha, tendo em conta a diminuição do stock verificada nos últimos anos.

seafood-3248701_960_720No documento do CIEM (ICES, sigla internacional) – organismo científico que aconselha a Comissão Europeia sobre as limitações e quotas de captura de peixe, pode ler-se “Deve haver zero capturas em 2019”, tal como disseram para o ano de 2018.

Segundo este documento, os números de sardinha mantêm-se num mínimo histórico perigoso desde 2012, bem abaixo do limite biológico de segurança. O relatório indica que a biomassa de peixes com mais de um ano (peixes adultos, capazes de se reproduzir) é menos de metade desde 2011. O recrutamento (novos peixes) tem sido inferior à média, desde 2005, tendo mesmo em 2017 alcançado o pior resultado, como salienta o Público.

Não há qualquer cenário sustentável que garanta a recuperação da espécie até 2020, daí esta recomendação, que se baseia em dados estudados: se o número de capturas de peixes entre os dois e cinco anos for o mesmo que em 2018, a biomassa com mais de um ano rondará as 158.409 toneladas, abaixo das 169.327 toneladas caso a captura seja proibida.

“Colocar o stock [de sardinhas] acima do limite de biomassa desovante adequado exigirá, com elevada probabilidade (mais de 95%), 15 anos sem pesca alguma. Porém, se o atual nível de recrutamento (número de sardinhas que superam a idade mínima de um ano para entrar no stock pescável) continuar nos níveis baixos em que está, no futuro aquele limite pode não ser atingido sequer sem nenhuma pesca”, lê-se no relatório do ano passado, segundo informação do Público.

Há países em que a situação é diferente: no Golfo da Biscaia a situação parece não ser tão grave; no Mar Celta e Canal da Mancha, foi emitido um parecer, há 1 ano, para uma redução de 20% em 2018

Fonte: Público

Artigos relacionados

Convívio do Oceano Ibérico com nova data

As condições meteorológicas não têm dado tréguas e mais uma vez a data para o Convívio do Oceano Ibérico teve de ser alterada.

Sérgio Ramos é adepto da Pesca Desportiva

Sergio Ramos, o jogador do Real Madrid, mostrou que gosta de praticar pesca desportiva. Ainda em tempo de férias, ao lado da noiva e de alguns amigos, Sérgio Ramos aproveitou

Workshop Go Fishing: valeu a pena!

Realizou-se no passado dia 16 de dezembro, pelas 14h30, nas instalações da Go Fishing, mais um workshop.

0 Comentários

Ainda sem comentários!

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe um comentário