Portugal e Espanha assinam acordo de pescas

Na passada semana, foi assinado um novo Acordo Bilateral de Pescas, para o período de 2018-2022, entre Portugal e Espanha.

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e o Ministro da Agricultura, Pesca e Alimentação de Espanha, Luís Planas, assinaram, em Luxemburgo, um novo Acordo Bilateral de Pescas, para o período 2018-2022.

De acordo com o  Notícias do Mar, este Acordo vem reforçar as relações de boa vizinhança entre Portugal e Espanha, e vem dar continuidade aprofundando os acordos bilaterais de pescas anteriormente celebrados entre os dois países, os quais têm contribuído de forma clara para a sustentabilidade no esforço de pesca, mantendo com equilíbrio limitações recíprocas de acesso às águas continentais mútuas.

Este novo Acordo vem introduzir ajustamentos pontuais no que se refere às medidas técnicas a cumprir pelos armadores de ambos os Países.

O Acordo fixa um número máximo de navios autorizados a pescar, em cada modalidade e em cada momento, e a troca de listas entre ambas as Administrações com as embarcações autorizadas, bem como medidas técnicas e de controlo. Neste âmbito, criou-se um plano de recuperação da sardinha ibérica, com o qual foi possível inverter um cenário de Pesca Zero proposto pela União Europeia.

Fonte: Notícias do Mar

pesca_10hp

Artigos relacionados

Madeira | Pesca do atum contribui para queda abrupta do setor

No primeiro semestre, a quantidade de peixe descarregado, bem como o valor recebido pelo pescado, registaram perdas de 37,6% e de 25,3%, influenciados pelo desempenho da pesca do atum, segundo a Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM).

Pescadores querem aumentar o número de capturas de sardinha

A Associação de pescadores portugueses quer aumentar a captura de sardinhas, a dividir entre Portugal e Espanha, passando das atuais 14,6 toneladas para entre 20 e 25 mil toneladas.

Sagres recebe em 2018 o Campeonato do Mundo de Pesca Submarina

Este é um campeonato de escalão etário sénior, disputado em dois dias, prevendo-se a participação de 125 a 150 atletas oriundos de 25 a 35 países, com cerca de 80 embarcações.

0 Comentários

Ainda sem comentários!

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe um comentário