Póvoa de Varzim | Pescadores alertam para perigo no porto de pesca

A Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM) considera que a situação da barra do porto de pesca da Póvoa de Varzim é muito perigosa.

img_757x498$2018_07_31_10_26_52_763864

Em causa está o assoreamento junto a esta infraestrutura portuária, uma das mais importantes do Norte do país, que coloca em causa a segurança na entrada e saída das embarcações, sobretudo piscatórias.

Segundo relata o Correio da Manhã, José Festas, Presidente da APMSHM, diz que “A situação é perigosíssima. É uma barra instável e que está sempre condicionada. O próprio capitão de porto já manifestou essa preocupação. São precisas medidas urgentes para evitarmos que um dia destes haja uma tragédia”.

As operações de dragagem do equipamento, que iriam desassorear o canal de acesso ao porto de pesca e que deveriam ter arrancado este ano, não tiveram ainda início.

“Em abril propuserem dragar 195 metros mil cúbicos de areias, mas no mês passado recebemos uma comunicação da Direção-geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos a dizer que seriam apenas 30 mil metros cúbicos. Isso é uma loucura. A nossa é opinião é que deviam tirar 300 mil, porque mesmo 195 mil já seria pouco. Agora 30 mil está fora de questão. Se tal acontecer, irei escrever uma carta ao capitão do porto a aconselhar o encerramento da barra, pois a segurança está em primeiro lugar”.

Estas preocupações, partilhadas pelos presidentes das Câmaras da Póvoa de Varzim e Vila do Conde e também pelo responsável da capitania das duas cidades, já foram comunicadas à ministra do Mar, Ana Paula Vitorino que, segundo o Correio da Manhãgarantiu que “é sempre preciso fazer mais pela segurança dos pescadores e há um plano para novas dragagens, para o qual estamos a tentar encontrar financiamentos. Já temos verbas para parte das intervenções, mas conto com o orçamento do próximo ano ter o financiamento para fazer as restantes”.

Fonte: Correio da Manhã

Artigos relacionados

Um dia, o lixo que atirou ao mar, irá parar à sua mesa!

Sónia Ell fotografa o lixo marinho que vem dos oceanos e quer levar essas imagens às escolas, para que as crianças se apercebam desta realidade.

Lisboa MotoShow e Nauticampo esperam recorde de visitas

Os salões Lisboa MotoShow e a Nauticampo esperam receber mais de 60.000 visitantes, de 5 a 9 de abril.

Algarve será ponto de partida para projeto de repovoamento de sardinha

A ministra do Mar Ana Paula Vitorino anunciou, na sexta-feira, dia 22 de setembro, em Leça da Palmeira, que está a ser desenvolvido um projeto que tem como objetivo o repovoamento da sardinha na costa portuguesa.

0 Comentários

Ainda sem comentários!

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Deixe um comentário